Do natural

Texto de Francisco António Clode de Sousa

Nos jardins silvestres desde a europa do renascimento se recolhiam espécies para colecionar, organizar, ou simplesmente tentar compreender a natureza. Mas esse gesto é sobretudo uma fórmula para tentar conhecermos o indizível: nós próprios.

Sempre entre as raízes tombadas, a turfa molhada, o nevoeiro exigente e gelado, nascia um radioso dia de sol, como experiência de vida, muito para além do quotidiano, ou dos desenhos e registos que se faziam, mesmo do voo de todos os pássaros.

Assim a experiência na natureza é uma forma de identificação da nossa relação com o mundo, que nos rodeira e desafia.

About nature e Germinações, são identidades alteradas, não são natureza pura mas natureza construída, dissecada em desenhos, riscando ideias e palavras que se constroem como tramas de um tecido imbrincado e primordial, poemas visuais para além da semântica, ou mesmo depois dela, uma cadeia de emoções e de partilhas.

Na obra de Beatriz Horta Correia a natureza é um recurso fundador sempre presente nos desenhos e esculturas de barro, que nascem como lugares primitivos, sem passado, ou procurando essa ideia matricial, de quem começa sem nunca acabar.

As artes do fogo tem isso, são lugares da química e da alquimia e tem sempre uma dimensão inesperada e mágica, como as manhãs que nascem de madrugadas geladas e intransigentes, sonoras na argúcia de um silêncio de água gotejante.

Depois há um sentido de matéria, de terra, de eternidade, nos detalhes mais ínfimos e quase impercetíveis.

Como no São Sebastião de Tanzio de Varallo (1575-1633), os anjos retiram as setas do martírio do santo, cuidam das suas feridas, com imaculados panos brancos, uma forma de presença na ausência.

A obra de Beatriz Horta Correia tem essa magia, esse caminho que se faz entre pedras e abismos, de sonhos e silêncios quebrados pelo olhar de quem procura para encontrar, o que se disse ou viu nos jardins silvestres, ou na vida.

Francisco António Clode Sousa, Ilha da Madeira, 2020

_MG_3864_edited.jpg

Exposição "About Nature",2021

Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe